Publicidade

Anuncie no HoraHAssine o HoraH


A bela e a fera

Sergio Pires

31/10/2016 às 11:59h

A bela e a fera

O juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha ainda não ficaram frente a frente, pelo que consta, na instrução processual referente às investigações da operação Lava Jato que tramita na comarca federal de Curitiba.
É um momento aguardado pelo que promete em termos de dramaticidade, simbologia e caricatural. Não se tratará de um mero comparecimento do réu ante a autoridade que preside o processo, mas do encontro entre duas peças chaves do tabuleiro histórico em que se transformou o cenário nacional.
É claro que a narrativa oficial do evento inexorável pintará com cores bem diversas o perfil dos dois personagens. Será dito que um representa a monstruosa corrupção da vida político-partidária passada e o outro sintetiza a esperança de um futuro justo e meritocrático.
Aqueles que distinguem a nuvem de juno sabem que por trás do holofotes a realidade é bem pior e bem mais triste para os ora iludidos espectadores. 
Moro e Cunha são faces da mesma moeda, usam a mesma máscara que, por ser forjada na multifacetária época pós-moderna, provoca a ilusão de infinitas imagens que vagam entre o concreto e o virtual.
Eles certamente têm consciência do papel que representam. Sabem que seus destinos estão, apesar de neste exato lapso de tempo significarem o ser e o não-ser, mortalmente imbricados. 
Sabem que, juntamente com Michel Temer, formam a trinca jurada pela parcela da esquerda que ainda é capaz de sustentar que a resistência à tirania é um instituto universal à disposição da racionalidade humana.
Estejamos preparados para o histórico rendez-vous. Não faltarão gestos, por menores e cifrados que sejam, a denunciar que a bela e a fera são a mesma pessoa. 
Não esperem, é claro, gestos de maior expansividade. Muito embora, em algum momento, pode pairar a sensação de que eles se fundirão em um profundo abraço. 
Abraço que seria antes tudo de celebração da morte. Morte da democracia e de tudo e de todos que dela dependem.






  • ACI LATERAL SECUNDARIAS