Publicidade

Anuncie no HoraHAssine o HoraH


Defesa Civil emite alerta de chuva excessiva no RS

Postado em 16/09/2015

 

 

 

 

Defesa Civil divulgou nota com recomendações para fortes temporais. 

Segundo Inmet, chuva intensa atinge estado a partir de quarta-feira (16).

Em nota, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para previsão de grande quantidade de chuva nos próximos dias.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas intensas estão previstas para madrugada de quarta-feira (16) com risco de queda de galhos de árvores, alagamentos, descargas elétricas e granizo. O sistema Metroclima, da Prefeitura de Porto Alegre, também fala da possibilidade de novas cheias do Guaíba.

De acordo com a Defesa Civil, "modelos numéricos projetam volumes que variam de 100mm a 300mm de precipitação. A previsão é de que, como ocorreu em julho, as chuvas dêem tréguas entre alguns períodos, mas acabem retornando de maneira intensa e se estendendo até a próxima quinta-feira (24). Também há o risco de temporais de vento e granizo para os próximos dias." 

A Defesa Civil recomenda que, em caso de tempestades com raios, vento e granizo, a população permaneça em lugar seguro, com boas coberturas, feche portas e janelas e evite andar por locais abertos, bem como manusear equipamentos elétricos.

Em caso de inundações, a orientação é evitar o contato com as águas da chuva, não dirigir em vias alagadas, não transitar em pontes submersas e, ainda, manter o cuidado com as crianças próximas a rios. Atendimentos para problemas podem ser solicitados pelo telefone 199.

Fonte: G1

Fotos: Pedro Amadeus Brikalski