Publicidade

Assine o HoraHAnuncie no HoraH


Samu entra em funcionamento em Entre-Ijuís

Postado em 16/01/2011

 

O prefeito de Entre-Ijuís, José Paulo Meneghine e o secretário municipal de Saúde, Gilson Ávila Martinez, receberam na tarde de quinta-feira (13) as chaves de uma ambulância do programa Samu/Salvar (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
O veículo foi adquirido através de encaminhamento de projeto ao governo do Estado e aprovado pela ex-secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
É uma Unidade de Suporte Básico que tem, além de material de consumo onde incluem-se medicações, rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
Conforme o secretário de Saúde, Gilson Martinez, a ambulância no valor de cerca de R$ 140 mil, atenderá em casos de desmaios, acidentes de trânsito com fratura, paradas cardíacas e gestantes em risco. “Na verdade vamos desafogar os atendimentos básicos que até então eram prestados pelo Samu de Santo Ângelo”, frisa.
A justificativa também é que Entre-Ijuís é um município com mais de 9 mil habitantes e rodeado por duas rodovias: a BR 285 (rodovia federal) e a ERS 344 (rodovia estadual), onde acontecem inúmeros acidentes.
A ambulância começará a operar em cerca de 30 dias, com cinco motoristas e cinco técnicos de enfermagem, e atenderá apenas a pacientes de Entre-Ijuís. As emergências serão encaminhadas ao Hospital Santo Ângelo.
A base será o Centro Municipal de Saúde de Entre-Ijuís. Em caso de emergência, é preciso ligar para o telefone 192, na Central de Regulação Médica de Urgência que fica em Porto Alegre.
Um médico, auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, faz uma triagem e classifica em função da urgência do caso, e responde de acordo com a necessidade do mesmo.
A partir daí, aciona um telefone que ficará no Centro de Saúde, onde estará o serviço de regulação local.
O prefeito José Paulo Meneghine afirma que Entre-Ijuís entrará com os recursos humanos. “Isto aqui, é a saúde do nosso município que está se modernizando e melhorando”, comemorou.

 

Foto: Rogério Sartori - Jornal das Missões