Publicidade

Anuncie no HoraHAssine o HoraH


Chama Crioula chega à Praça

Postado em 14/09/2016

A chegada da Chama Crioula na Praça da República marca o início da Semana Farroupilha em Ijuí. A centelha chegou ao fim da tarde desta terça-feira (13), através dos cavalarianos do CTG Velho Vargas e o acendimento do candeeiro ficou a cargo do tradicionalista Estevo Szambelan.

Após a cerimônia, a centelha da Chama Crioula foi distribuída para as entidades gaúchas. A guarda da Chama, durante a Semana Farroupilha, ficará ao cargo dos Centros Tradicionalistas e entidades do Município. Neste sábado (17), a responsabilidade da guarda será do CTG Clube Farroupilha e GAN Cabo Toco.

Integrando os eventos religiosos da Semana Farroupilha, acontece neste domingo (18), na Igreja Matriz São Geraldo Magela, às 8h30min, a missa crioula, com transmissão pela Rádio Progresso e Rádio Fraternidade.

As entidades gaúchas de Ijuí homenageiam nessa Semana Farroupilha, o tradicionalista José Getúlio de Souza. O homenageado nasceu no interior da cidade de Dr. Bozano, em 23 de novembro de 1945, que desde piá já ajudava o seu pai Dorvalino nas lidas campeiras. Participou de diversas entidades domo: CTG Avô Maragato, CTG Laureano Medeiros, CCN Piazito Carreteiro e CTG Clube Farroupilha. Infelizmente, José Getúlio faleceu no dia 18 de janeiro de 2013, vítima de um infarto fulminante.

O desfile farroupilha, com o tema República das Carretas, será realizado na próxima terça-feira (20), a partir das 8h45min, na rua Benjamin Constant. Cada entidade tradicionalista desfilará representando um sub-tema, sendo eles: República, uma ideia: Res + publica (coisa de todos; Revolução Francesa e maçonaria: veículos de divulgação; A proclamação da república; A instalação da República Rio-grandense; Os italianos na revolução; A imprensa; A organização do governo; A bandeira farroupilha, o hino e o brasão; e o fim da república.

Após o desfile, ocorre o ato oficial de encerramento da Semana Farroupilha 2016, a partir das 12h, na Praça da República. A tradicionalista Antônia Rosane de Souza Godoy ficará responsável pela extinção da Chama Crioula, encerrando por vez os festejos farroupilhas.


Repórter Fotográfico: Pedro Amadeus Brikalski