Publicidade

topo 5topo 6topo 3


Eleições: Votação inicia às 8h no domingo

Postado em 30/09/2016

Eleições 2016: A orientação é que todo o eleitor leve consigo o título de eleitor e documento com foto para poder votar.

Mais de 60 mil eleitores ijuienses devem votar nas eleições municipais 2016. O eleitor terá das 8h às 17h deste domingo, 2 de outubro, para votar para prefeito e vereador. Os munícipes de Ijuí deverão escolher entre duas chapas majoritárias a prefeito e 94 candidatos a vereador.

O chefe do cartório eleitoral de Ijuí, Valdeci Vanderlei da Cunha, orienta a população que leve dois documentos para poder votar: o título eleitoral para que o eleitor saiba a sua seção para votar e o documento com foto para se identificar. Para aqueles que fizeram a revisão biométrica poderão utilizar desse serviço, mas isso não exime de levar os documentos citados.

Como de costume, vão escolher primeiro o vereador na urna eletrônica, depois o prefeito. Mas uma pequena alteração na regra, fruto da minirreforma eleitoral do ano passado, pode levar o vereador que você escolheu a não conseguir se eleger.

Neste ano, os vereadores precisam de um mínimo de votos para serem eleitos. Um exemplo direto ajuda a entender o sistema. O mínimo de votos para um partido conseguir uma cadeira Resultado final deve sair até as 20h Pedro Brikalski na Câmara Municipal de São Paulo, por exemplo, é de 110.000 votos. Esse é o chamado quociente eleitoral, e já existia nas últimas eleições. O que mudou neste ano é que, além desse mínimo partidário, o candidato também precisa de um mínimo de votos: 10% do quociente eleitoral. O que, em São Paulo, significa 11.000 votos.

As urnas eletrônicas foram todas testadas e estão em total funcionamento, porém se houver casos que afete a sua funcionalidade elas serão trocadas por outra reserva. Em casos de esgotamento de tentativas, a votação deverá ser realizada em cédulas.

Para quem não conseguir votar deve justificar a ausência. Isso pode ser feito no mesmo dia da votação, caso o eleitor esteja fora de seu domicílio eleitoral, ou até o dia 1º de dezembro, para quem não votou no primeiro turno. Caso não justifique dentro do prazo estabelecido o eleitor deve pagar a multa no valor de R$ 3,51, para que regularize a sua situação perante a Justiça Eleitoral.

De acordo com Valdeci o resultado final das eleições municipais de 2016 será divulgado entre as 19h30 e 20h de domingo.


Repóretr Fotográfico: Pedro Amadeus Brikalski