Publicidade

Assine o HoraHAnuncie no HoraH


Lançamento da grade de shows do Canto de Luz acontece nesta sexta, 4

Postado em 03/11/2016

 

Acontece na manhã desta sexta-feira, 4, a partir das 8h, no CTG Farroupilha em Ijuí, o lançamento oficial da 5ª Edição do Festival Canto de Luz. Na oportunidade será apresentada a grade de shows do evento que acontece de 16 a 19 de novembro.

O Festival Nativista Canto de Luz nasceu na ideia de compositores e músicos Ijuienses que avistavam um passado glorioso do seu município no cenário cultural da música nativista do Rio Grande Sul, quando em oito oportunidades nos anos 80 e 90, teve o sucesso e o reconhecimento da população local e regional, bem como dos músicos e compositores, quando da realização do Canto Farroupilha, festival musical de interpretações e posteriormente de composições inéditas que movimentava os artistas para o movimento cultural de cultivo aos costumes da terra através do poema e da melodia que formavam as composições da época, eternizando o nome do CTG Clube Farroupilha, um dos CTG’s mais antigos do estado do Rio Grande do Sul.

Passados quase 20 (vinte) anos da extinção daquele festival, surge o Festival Nativista Canto de Luz, nome voltado a história da energia elétrica no município de Ijuí, que possui em funcionamento até os dias atuais, a Usina Hidroelétrica “PCH da Sede”, popularmente conhecida como Usina Velha, usina está com entrada em operação no ano de 1923, responsável pelo abastecimento energético da época, aos municípios de Ijuí e Santo Ângelo. Uma história de 90 (noventa) anos que marca o município de Ijuí.

O Festival Nativista Canto de Luz, é uma realização da Prefeitura de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo e da Associação Cultural Canto de Luz, com o apoio das forças vivas da comunidade, entidades filiadas ao MTG, IGTF, Secretaria de Estado da Cultura, Ministério da Cultura entre outros Órgãos municipais, estaduais e federais, e meios de comunicação social.

Aberto a todos os estados do Brasil e também países sul-americanos, podendo as composições serem cantadas em língua espanhola, o festival liberta para além-fronteiras, os costumes do gaúcho brasileiro e do “gaucho” argentino e uruguaio.

O Canto de Luz é um festival de composições que demonstram o culto ao nativismo do Rio Grande do Sul, que mostrem e enalteçam a preservação dos costumes, bem como mantenham vivas as tradições deste estado, tão rico culturalmente que tem na música sua maior expressão cultural, pois a mesma carrega em seus poemas a história e seus costumes e nas melodias o encanto e o amor por este chão, mantendo assim, a chama acesa para os que vem depois.

O Festival, que ocorre em quatro noites, reserva sua primeira noite para a cultura local, onde artistas locais sobem ao palco para mostrar seus talentos e se unir a grandes nomes da música regional gaúcha, que se apresentam no palco nas duas eliminatórias da segunda e terceira noites, guardando para a quarta noite, a finalíssima do festival, onde retornam ao palco as composições que irão compor o CD e DVD e ainda concorrer aos prêmios.

Todas as noites do festival são oferecidos ao público presente, shows, de abertura e de encerramento, aumentando ainda mais as atrações do festival, pois os artistas já reconhecidos pelo público se unem às atrações que participam da competição, podendo-se assistir a vários espetáculos musicais em um mesmo espaço, em um mesmo palco e ainda de seus artistas preferidos.

Enfim, o Festival Nativista Canto de Luz, é mais uma manifestação cultural em prol da preservação dos costumes da nossa terra, dos valores que trouxemos dos nossos antecessores e das coisas boas da vida, este é mais um evento para você, que gosta da nossa história e luta por esta bandeira. Participe, venha assistir e acompanhar o Canto de Luz, você será sempre bem-vindo.