Publicidade

Assine o HoraHAnuncie no HoraH


HCI ingressa na campanha de mobilização para doação de medula óssea

Postado em 27/07/2017

A campanha de esclarecimento sobre a doação de medula óssea começa nesta semana no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), uma ação conjunta entre Banco de sangue e Centro de Alta Complexidade em Oncologia-Cacon. O evento ou seja a coleta de uma pequena quantidade de sangue do doador, está programado para o dia 12 de agosto, um sábado, das 8 até às 15 horas. A organização da campanha, avisa que a coleta de sangue será feita pela equipe credenciada do hemocentro de Cruz Alta. Para se cadastrar basta levar documento de identidade e preencher o formulário, quando serão colhidos 5 ml de sangue para o teste de compatibilidade (HLA).  

Conforme explica a assistente social do Banco de Sangue do HCI Paula Jaqueline Kunzel, a ideia é sensibilizar toda a região de abrangência do hospital, cerca de 120 municípios, sobre a importância da doação. O objetivo é aumentar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).  Hoje, o Brasil registra cerca de 10 mil novos casos de leucemia, doença que na maioria das vezes somente pode ser vencida por meio de transplante. Para ser doador, a pessoa precisa ter entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde.

O Brasil atingiu a marca de 1 milhão e 300 mil doadores cadastrados tornando-se assim o 3º maior banco de doadores voluntários do mundo. Em primeiro está os EUA seguido da Alemanha, em segundo. Ainda assim  esse número é insuficiente para atender a demanda, pois a chance de se encontrar uma medula compatível entre doador e receptor pode chegar em 1 em 1 milhão.  “ Uma pequena quantidade de sangue é retirado do paciente, com a maior segurança e enviado para um laboratório de Porto Alegre e o resultado armazenado no registro brasileiro de doadores voluntários de medula óssea”, explica médica do Cacon Flavia Duncan.  A amostra coletada é válida em todo o Brasil e exterior e por 15 anos, por isso, não é necessário coletar outras amostras.