Publicidade

Assine o HoraHAnuncie no HoraH


Ijuí quer sediar competição alusiva aos 100 anos da República da Letônia

Postado em 23/10/2017

O prefeito Valdir Heck recebeu na manhã desta segunda-feira,23, o empresário Leto, Aigars Strauss. Esta foi a segunda rodada de conversa de ambos - o primeiro encontro aconteceu no Gabinete do chefe do Executivo no Parque de Exposições - sobre uma possível parceria na área do esporte. Também participaram da reunião o secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Turismo, Rogério Dürks, e o integrante do Centro Cultural Leto de Ijuí, médico Armindo Pydd.

 

De acordo com Strauss, morador de Riga, maior cidade e capital da Letônia, por lá, são várias e muito fortes as iniciativas no esporte, sobretudo, com vista à melhora da qualidade de vida e da saúde. E, nessa perspectiva, ainda de acordo com o visitante, haverá uma série de pelo menos oito competições de corridas rústicas, para marcar as comemorações dos 100 anos da República Leta. “Poderíamos realizar uma competição aqui em Ijuí, com a participação de corredores vindos da Letônia, exclusivamente, para este evento. Esta seria a oitava prova e integraria o calendário oficial da comemoração”, anunciou. Além disso, também haveria espaço, segundo Strauss, para intercâmbios em outras modalidades. Entre as quais o ciclismo, fomentando especialmente o ecoturismo.

Para o secretário Adjunto de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, essa parceria representa uma oportunidade ímpar, não só para o esporte como também para o desenvolvimento do turismo. “A possibilidade de um intercâmbio internacional será de grande valia para o fortalecimento das políticas públicas de apoio e fomento ao desenvolvimento do esporte. Esse tipo de oportunidade pode abrir muitas portas, especialmente, para a obtenção de patrocínio privado”, opina Rogério.

O prefeito Valdir Heck garantiu apoio do Executivo à realização desse intercâmbio. “Dentro das nossas possibilidades, estamos abertos as iniciativas, até porque, uma das propostas do movimento étnico, quando do seu surgimento, era justamente fomentar o intercâmbio com as comunidades de origem”, pontuou o prefeito.

A partir desses contatos, o Poder Executivo de Ijuí deverá, agora, oficializar sua intenção de parceira, iniciando assim a formalização da proposta para efetivação do intercâmbio. “Ao retornar para a Letônia nos próximos dias, Strauss deverá levar em mãos um documento, manifestando oficialmente o interesse de Ijuí em integrar a programação do Centenário da Letônia”, conclui o prefeito.