Publicidade

Anuncie no HoraHAssine o HoraH


Serviço de reparos de iluminação pública em Ijuí estão parados

Postado em 05/12/2017

Após dois temporais severos que atingiram Ijuí diversas lâmpadas da iluminação pública do município de Ijuí queimaram, outras, tiveram as astes metálicas que dão sustentação junto aos postes entortaram. Em outros casos há lâmpadas queimadas há mais de seis meses, assim como outras que não se apagam nunca. De acordo com informações obtidas junto ao Demei o serviço é feito somente por uma equipe, o que parece ser insuficiente para atender a demanda de Ijuí, já que a iluminação pública é tema de requerimentos em todas as sessões da Câmara pelos mais diversos vereadores, sem contar, nos inúmeros pedidos de moradores, que chegam até a Central de Iluminação Pública do município e que assim que cadastrados são repassados ao Demei.

De acordo com Jair da Rosa, secretário de obras de Ijuí,  a Central cadastra as reclamações dos clientes no sistema e são repassadas automaticamente ao Demei. “Todos estes pedidos de manutenção aparecem para o Demei instantaneamente e não sei porque o serviço não está sendo feito, precisamos conversar com o presidente do Demei, Ruben Harter, para saber o que está acontecendo, já que tivemos um aumento significativo de solicitações de serviços após os vendavais”, disse Jair.

O secretário afirmou que o município já investiu mais de R$ 250 mil somente este ano em material, como lâmpadas, reatores, relés e cabos, para a a realização da manutenção do sistema público de energia. A taxa de iluminação pública arrecada pela autarquia não é destinada para este fim.

 

Promessa de campanha

 

Durante o pleito eleitoral de 2016, o prefeito Valdir Heck prometeu a instalação do sistema de lâmpadas de LED na iluminação pública de Ijuí, inclusive, consta no seu programa de governo, divulgado e distribuido para a população. Mas, até agora, as lâmpadas de LED existentes na cidade foram instaladas em locais específicos por um empresário. Não há previsão do município de quando vai se iniciar a troca das lâmpadas incandecentes pelas de LED nas ruas de Ijuí.