Publicidade

Anuncie no HoraHAssine o HoraH


Busnello e Pretto fazem indicação conjunta para melhorias no anfiteatro

Postado em 02/04/2018

Os vereadores César Busnello - PSB e Darci Pretto - PDT, durante a sessão ordinária da última segunda-feira realizada na Câmara de Vereadores de Ijuí apresentaram a indicação de melhorias do anfiteatro da Praça da República, o projeto foi encaminhado ao Poder Executivo.
No texto os edis defendem a revitalização e recuperação do anfiteatro localizado na Praça da República, defronte à Prefeitura. Os edis destacaram que a situação em que se encontram as estruturas do local são lastimáveis. Dentre as avarias que o acometem temos a precariedade da arquibancada que está com a madeira apodrecida e já sem pintura, também do próprio palco do anfiteatro que está velho, danificado e com problemas de luminosidade, sem falar na necessidade de que ambas as estruturas sejam cobertas, a fim de melhor atender ao público também em dias de chuva ou mesmo servir de proteção em dias de sol.


“Nosso município carece de espaços públicos qualificados, e o anfiteatro é, sem sombra de dúvida, um espaço que poderá ser bem mais utilizado pela população, por grupos artísticos, intelectuais e culturais de modo a sempre promover ali um espaço de saber e integração social, mas para que isto ocorra é indispensável, em regime de urgência, a sua revitalização. Abre-se um parêntese aqui para, brevemente, mencionar a importância de um anfiteatro. Realmente, há séculos as sociedades escolheram o espaço ideal para a conexão perfeita com o saber, a ciência, a discussão política e a arte de fazer rir e chorar através do texto e do gesto. A esse espaço deu-se o nome de anfiteatro, uma palavra composta de dois vocábulos gregos, amphi (de todos os lados e a toda volta) e theatron (o lugar de onde se vê)”, destacam os edis. 


Em  Ijuí, já há muitas décadas o anfiteatro da Praça da República é palco de inúmeras atrações culturais, da qual se destaca a Feira do Livro e as festividades de Natal, que ocorrem anualmente e agregam um grande número de participantes. “Nesse sentido, tornar este espaço público um lugar decente deve ser um compromisso do Executivo com a Comunidade ijuiense, em prol de um maior desenvolvimento cultural e humano, que certamente o Anfiteatro tem potencial para desenvolver”, complementaram os vereadores em texto enviado ao prefeito Valdir Heck.