Publicidade

Assine o HoraHAnuncie no HoraH


Secretaria Municipal de Saúde esclarece sobre Toxoplasmose

Postado em 11/06/2018

A Toxoplasmose é uma doença que tem como agente etiológico um protozoário denominado Toxoplasma gondii, que pode ser transmitida ao homem por meio da ingestão de água e alimentos contaminados, por via transplacentária ou transfusão de sangue. É uma doença que geralmente cursa de forma benigna e o tratamento pode ser realizado após uma avaliação médica criteriosa. Entretanto, gestantes, recém-nascidos e imunodeprimidos sempre devem ser acompanhados.

 

Os sintomas são: Febre, dor muscular, dor de cabeça que podem durar semanas, 90% dos casos podem não apresentar sintomas.

Segundo a literatura, a principal forma de contaminação em surtos de Toxoplasmose se dá por meio de água e alimentos contaminados, os gatos domésticos podem ser transmissores da doença.

Sendo assim, segue algumas medidas para prevenção da doença:

·  Evitar consumo de água e alimentos de origem desconhecida;

·  Comer somente carnes bem cozidas ou bem passadas (não se alimentar de carnes cruas, mal passada ou embutidos frescos);

·  Beber somente água tratada, filtrada ou fervida;

·  Beber somente leite pasteurizado ou fervido;

·  Lavar bem as mãos após manuseio de carnes cruas;

·  Lavar bem frutas, verduras e legumes crus antes do consumo;

·  Lavar bem as mãos antes das refeições;

·  As fezes de gatos devem ser recolhidas com luvas ou sacolas plásticas, e devem ser descartadas em sacos plásticos utilizados para o lixo doméstico e disponibilizadas para a coleta do sistema público de coleta. Os gatos jovens e doentes eliminam oocistos de toxoplasmose pelas fezes por cerca de 15 dias. Indivíduos adultos (gatos domésticos) geralmente são imunes e raramente transmitem a doença.

No Município de Ijuí foi notificado um caso de Toxoplasmose de uma gestante de outro município que esteve em Santa Maria.

Os casos suspeitos e confirmados devem ser notificados à Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3332-6331 ou pelo e-mail epidemioijui@hotmail.com.